DÚVIDAS FREQUENTES

Abaixo temos uma seleção das perguntas mais frequentes feitas por nossos clientes. Possivelmente sua dúvida foi a dúvida de alguém antes, então, pesquise com atenção.

  1. Pode ser feita a coleta durante o período menstrual?

Os exames realizados no sangue podem ser realizados em qualquer fase do ciclo menstrual (mesmo durante a menstruação), sempre respeitando a orientação recebida pelo médico. A coleta de exames de urina e fezes, entretanto, deve ser evitada durante a menstruação uma vez que pode ocorrer a contaminação das amostras com sangue falseando resultados.

2. Por que devemos desprezar o primeiro jato, quando coletamos exames de urina comum?

Porque com o primeiro jato são carreadas células e bactérias normalmente presentes na uretra. Em situações em que seu médico precise avaliar o primeiro jato urinário, ele irá emitir uma solicitação específica

3. Atividade física interfere nos exames laboratoriais?

Em alguns exames, sim. Após esforço físico, testes como LDH, CPK e glicose terão valores diferentes daqueles que a pessoa realmente possui.

 4. Bebidas alcoólicas interferem nos exames de sangue?

Sim, especialmente na determinação dos triglicerídeos e gama-glutamiltransferase (GGT). Por isso, o ideal é não ingerir bebida alcoólica, pelo menos três dias, antes de fazer o exame.

  5. Por que, às vezes, após a coleta de sangue, o local fica roxo?

O hematoma (extravasamento de sangue para fora da veia), embora raro e sem maior consequência, é uma reação orgânica que pode ocorrer apesar do empenho do Laboratório CEPAC em utilizar os mais avançados materiais e sistemas para obtenção de amostra de sangue. Pode ocorrer em virtude de o paciente usar algum medicamento que altera a coagulação do sangue, possuir veias finas e delicadas. Se o hematoma ocorrer nas primeiras 24 horas após a coleta, utilize compressa de gelo e medicamento de uso tópico com ação antiinflamatória e analgésica. Após as 24 horas utilize bolsa quente com a mesma medicação

  6. Quais exames laboratoriais necessitam de abstinência sexual?
 

A abstinência sexual é recomendada com período distintos a depender do exame a ser realizado. Por exemplo o exame de PSA necessita de 72h de abstinência sexual.
É recomendável não realizar relação sexual na véspera do exame matinal de urina, no sentido de evitar aumento de leucócitos e hemácias na amostra.

  7. Os medicamentos interferem nos exames laboratoriais?
 

Alguns, sim. Os antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias. Se a interrupção não for possível, esse dado terá que ser levado em conta na avaliação do resultado. Preferencialmente os medicamentos de rotina não devem ser utilizados no dia da coleta

  8. Pode-se fumar antes de fazer um exame?

Não, para testes de agregação plaquetária, glicemia e curva glicêmica. Assim, no momento do exame, informe ao técnico da coleta.

  9. Água “quebra” o jejum?

Não. Mas convém tomá-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina.

  10. E para colher o exame de fezes, a pessoa precisa estar em jejum?

Não. Na maioria das vezes não precisa ser a primeira evacuação do dia.

  11.  Há alguma incompatibilidade entre as vitaminas e os exames laboratoriais?

Sim, pois elas também atrapalham certos exames. Por exemplo, a vitamina C altera o de creatinina. Já a vitamina E interfere nos testes de coagulação.

  12. Quanto tempo a urina coletada pode ficar em casa até ser encaminhada ao laboratório?

A urina para sumario pode permanecer até 2 horas sem refrigeração ou até 4 horas refrigerada na porta da geladeira. Quando coletada para urocultura a urina deve preferencialmente ser colhida e encaminhada imediatamente ao laboratório. Para este exame a urina só poderá ficar sem refrigeração por 1 hora ou refrigerada na geladeira por 4 horas.

É importante lembrar que deve levar em conta o tempo de deslocamento até o laboratório somado ao tempo de espera para atendimento e entrega do material.

  13. Para alguns exames meu médico diz que não é preciso jejum e pelas instruções do laboratório o jejum é necessário. Qual orientação seguir?

Habitualmente, é recomendado um período de jejum para a coleta de sangue para exames laboratoriais. Após as refeições, a circulação de certos elementos provenientes da alimentação (lipemia) pode interferir em algumas metodologias laboratoriais e prejudicar a realização do exame. O tempo de jejum varia com o tipo de exame. Porem, em situações de urgência o médico pode solicitar a realização do exame sem jejum. Caso seu médico solicite determinado exame sem jejum o mesmo poderá ser realizado.

Para maiores informações sobre o tempo de jejum de determinado exame entre em contato com o CEPAC.

  14. Outra pessoa poderá retirar meus resultados sem comprovante e independente de qual exame tenha feito?

Não ,apenas alguém portando o protocolo de retirada e documento pessoal pode retirar os resultados. A entrega de exames para terceiros, sem o protocolo não é permitida. Evidentemente, existem casos excepcionais que serão analisados pela direção.

  15. Posso colocar fezes na geladeira e entregar no dia seguinte?

Sim, menos para o Baerman e sangue oculto. Este exame necessita de fezes recentes que não podem ser colocadas na geladeira.

  16. Para que serve o Teste do Pezinho e quando devo realizá-la no meu bebê?

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infecciosas que poderão causar lesões irreversíveis no bebê. A maioria das doenças pesquisadas pode ser tratada com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas.
A coleta poderá ser feita entre o 3º e 20º dia de vida, e de preferência do primeiro ao quinto dia de vida. Quanto mais cedo for realizada a coleta, menos doloroso é o teste e  mais precocemente será iniciado o tratamento dos casos afetados.

  17. O resultado de gravidez deu positivo, como posso saber o período de gravidez?

O título do βHCG não dá informação precisa sobre o tempo gestacional. O exame ideal para tal é a ultra-sonografia. Sempre de acordo com o médico.

  18. O uso de chá pode interferir no resultado dos exames laboratoriais?

Sim. O uso de alguns chás mesmo sem açúcar pode interferir em alguns exames laboratoriais.

  19. Posso realizar o teste de intolerância a lactose mesmo tendo diarreia?

Não, é necessário que o cliente não tenha tido diarreia pelo menos três dias anteriores a coleta. Durante a realização desse exame é necessário ingerir  uma solução de lactose que pode acentuar o quadro diarreico caso exista a intolerância. Existe o teste de intolerância a lactose genético o qual é mais indicado nessas situações  já que não é necessária a sobrecarga com a lactose.

O teste genético também é muito indicado para crianças porque além de não precisar  da ingestão da lactose o exame é realizado em uma única coleta sanguínea diferente do tradicional que é realizada em 3 coletas.

  15. Posso colocar fezes na geladeira e entregar no dia seguinte?