Perfil lipídico, também conhecido como lipidograma, é o exame de sangue capaz de determinar a quantidade de lipídios na circulação sanguínea. Os lipídios são moléculas de gordura, como LDL, HDL, VLDL e triglicerídeos, que quando estão em valores fora do normal, representam um grande risco para desenvolver doenças cardiovasculares, como angina, infarto, AVC ou trombose venosa, por exemplo. 

O exame de perfil lipídico é solicitado pelo médico com o objetivo identificar o risco destas doenças e ajudar a orientar o tratamento ideal para cada pessoa, como forma de impedir complicações à saúde. Para determinar o perfil lipídico é colhido um exame de sangue, que pode ou não ser feito em jejum. No perfil lipídico completo, é possível observar os valores de: 

  • Colesterol LDL: É considerado o colesterol mau, e seus valores devem ser mantidos abaixo de 130mg/dl, entretanto, para algumas pessoas são necessários controles mais rígidos como abaixo de 100, 70 ou 50mg/dl, a depender de condições como hábito de vida, histórico de doenças ou a presença de outros fatores de risco cardiovasculares.  

  • Colesterol HDL: É o colesterol bom, por isso, é o único que deve estar elevado. É recomendado que seu valor esteja acima dos 40mg para homens e mulheres, como forma de prevenir o risco de doenças cardiovasculares e, para isso, é indicada a realização de atividade física e ter uma alimentação rica em gorduras boas e fibras, presente em peixes, azeite, vegetais e sementes, por exemplo.  

  • Colesterol VLDL: É o tipo de colesterol que tem como função o transporte dos triglicerídeos e do colesterol para os tecidos do corpo, e faz parte do grupo colesterol não-HDL, por isso, deve ser mantido em valores baixos, não sendo recomendado que seus valores estejam acima dos 30mg/dL.  

  • Colesterol não-HDL: É a soma de todos os tipos de colesterol, exceto o HDL e, assim como o colesterol LDL isolado, também é considerado pelos médicos um importante fator de risco de doenças cardiovasculares, e podem ser utilizados para o acompanhamento e orientação do tratamento. 

O colesterol não-HDL deve estar com níveis 30mg/dl acima do considerado ideal para o LDL, assim, se o máximo do valor do LDL recomendado para uma pessoa for 130mg/dl, o colesterol não-HDL é considerado normal se for de até 160mg/dl.  

  • Colesterol total: É a soma do HDL, LDL e do VLDL, e o desejável é que esteja com valor abaixo de 190mg/dL, já que quando está alto também aumenta o risco de doenças como infarto, AVC, angina ou pancreatite, por exemplo. Entretanto, deve-se ter em consideração que, se o colesterol bom (HDL) estiver muito alto, pode aumentar o valor do colesterol total, por isso, é sempre importante comparar os valores do perfil lipídico completo. 

  • Triglicetrídeos:  Também conhecidos como triglicérides, estas moléculas de gordura são uma importante fonte de energia para o corpo e para os músculos, entretanto, quando estão elevados na circulação sanguínea, podem facilitar o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O valor desejável de triglicerídos no exame de perfil lipídico é menor que 150mg/dl, e quanto maior o seu valor, maior as chances de complicações. Além das doenças cardiovasculares, os triglicerídeos excessivamente elevados também podem provocar pancreatite. 

PERFIL LIPÍDICO
Telefones

75 3621.1052 | 3621.1553 | 99164.1201

Endereço
Horário de Funcionamento

Rua 13 de maio, 33 - Centro 

Cruz das Almas - Bahia

 

Segunda a Sexta:  das 06:30 h – 17:00 h

Sábado: das 07:00 h - 11:00 h

Coleta aos sábados: 07:00 h - 10:00 h

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
  • Facebook - CEPAC
  • Instagram - CEPAC

© 2017 CEPAC.Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por MaisArte